segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Volta às aulas...é hora de estabelecer a disciplina!

Iniciar um ano letivo é sempre um desafio para o professor.  As expectativas são muitas, principalmente se não estiver seguindo com a mesma turma. Preocupações com a disciplina e com o nível de aprendizagem são as mais comuns.
Quanto à disciplina, é preciso que desde o início o professor faça aliança com seus alunos. Disciplina imposta pode até produzir alguns frutos, mas frutos melhores serão obtidos quando esta disciplina for conquistada por meio de acordos firmados entre professor e aluno.  Não se trata de deixar a responsabilidade da liderança nas mãos da turma, mas de conscientizá-la dos benefícios da disciplina e da ordem.  Assim, já nos primeiros dias de aula é importante que o professor se posicione com doçura e firmeza, deixando claro seu papel de educador.
  Um sugestão bastante interessante é a de incluir-se no momento da tradicional auto-apresentação da turma.  Este é um momento excelente para falar de suas expectativas em relação a turma, de seu compromisso e de seus gostos em termos de comportamento em sala de aula. A partir daí pode-se propor a produção coletiva de uma lista de acordos entre alunos e professor.  Cada item  deve ser discutido quanto à coerência  antes de integrar a lista que ficará exposta na sala de aula.
A mesma lista pode ser impressa e colada no caderno de cada aluno.
Outra estratégia bastante válida é propor que cada um assine sua lista como forma de assumir compromisso de cumprir o que nela está proposto.
É bom lembrar que o fato de ter a lista exposta na sala ou mesmo no caderno não tem o poder de gerar uma turma disciplinada.  Um professor que vive aos gritos, que se desestabiliza facilmente, que faz ameaças constantes pode até conseguir manter uma turma calada, mas dificilmente terá o tão sonhado domínio de turma, pois este caracteriza-se pela conquista de uma convivência harmoniosa e estável.

Um comentário:

  1. Mesmo porque, essas crianças estão sendo educadas para viver em sociedade. E, em qualquer sociedade há regras, leis que devem ser obedecidas. Portanto, é muito interessante que, desde pequeninos, esses cidadãos aprendam se comportar socialmente.

    ResponderExcluir