quarta-feira, 16 de setembro de 2009

POR QUE É IMPORTANTE A UM PROFESSOR CONHECER A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA

Rosana Aparecida Dutoit

Para compreender que:


  • Para aprender, a criança passa por um processo que não tem a lógica do conhecimento final, como é visto pelos adultos. Nenhum conceito nasce com o sujeito ou é importado de fora, mas precisa ser construído.

  • Todas as crianças sabem muitas coisas, só que umas sabem coisas diferentes das outras.

  • Ter pouca informação sobre a escrita não significa ter pouca informação sobre os conteúdos.

  • As hipóteses de escrita não significam erro e sim a forma como a criança expressa seu entendimento sobre a escrita num dado momento.

  • A interação de crianças com hipótese diferentes, em situações de leitura/escrita, é importante porque favorece a troca de informações e porque uma pode contribuir para o conhecimento da outra.

  • As hipóteses de escrita revelam o conhecimento da criança num determinado momento: não são perenes e transformam-se a medida que a criança reflete sobre as características e o funcionamento da escrita convencional.

  • As hipóteses de escrita são construídas e transformadas a partir do universo de informação disponível para as crianças e das situações didáticas de que participa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário