sábado, 27 de setembro de 2014

Sequência Didática

Só um Minutinho - Yugi Morales


Capa do Livro

Professora Jussara Monteiro realizando a Leitura Deleite.

Possibilidades Pedagógicas

  • Matemática - medida de tempo
  • Português - Linguagem
  • Artes - Confecção de Relógios
  • Ciências - Ciclo vital

Sequência Didática

Depois de ler a história perguntar se eles acham que realmente se passou um minutinho entre os eventos narrados. A partir da resposta indagar se sabem o que é um minuto.  Reler o livro e pedir que marquem quantos minutos aparecem na história, bem como, perguntar quando o esqueleto aparece e quando ele vai embora.
Montar com a turma um relógio e explicar sua funcão e como o lemos. Deixar que as crianças criem possibilidades da mudança de tempo.
Em seguida, introduzir que temos os dias e as noites e as questões referentes à passagem do tempo. Mostrar que o tempo passa para todos e temos um ciclo vital. Perguntar em qual estágio da vida eles acham que a vovó está e a partir disso explicar o ciclo da vida.  Pedir que cada criança faça uma linha do tempo do estágio da própria vida e como eles imaginam o futuro.

Atividade elaborada e apresentada no 2º seminário PNAIC Maatemática em Nova Iguaçu, RJ - 2014, pelas professoras: albaniza Alves Areias, Maria Helena F. Santos, Edna Andrade e Jussara Azevedo de Moura Monteiro.

Orientadoras de Estudos:
Mônica Valéria Pinheiro e Jaqueline Ornelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário