terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Um convite à superação!

Este é um daqueles textos que alguém, despretensiosamente, cola no mural da sala dos professores.  Muitos passam por ele sem perceber a oportunidade de reflexão que ele proporciona. Ele me fisgou! Por isso estou compartilhando, na expectativa que ele nos faça pensar e mudar se necessário!




A ARROGÂNCIA POR PARTE DE QUEM  TEM MÉRITO NOS PARECE  MAIS  OFENSIVA QUE A ARROGÂNCIA DE QUEM NÃO O TEM : O PRÓPRIO MÉRITO É OFENSIVO.

Com este aforismo, Nietzsche faz referência ao perigo da comparação, com a qual sempre perdemos.

A comparação e a inveja que a acompanha reflete uma admiração mal administrada, que, em vez de ajudar na superação pessoal, acaba agindo como um obstáculo à nossa capacidade.



Esse sentimento, definido como "desgosto pela alegria alheia" faz com que o invejoso tenha dificuldade de se relacionar de forma positiva com o que o cerca, já que as pessoas que ele inveja costumam ser muito próximas.



Para combater a inveja, os psicólogos recomendam que deixemos de encarar a prosperidade alheia como algo que nos deprecia.  O sucesso de um companheiro de trabalho não significa nosso fracasso.  Ao contrário, nos mostra o caminho que devemos percorrer.


Quando substituímos a inveja pelo desafio, os méritos e as qualidades dos outros se transformam em um convite para nossa superação.

A melhor comparação é a que fazemos com nós mesmos, de onde estamos, podemos aspirar à conquista do lugar que gostaríamos de ocupar.

                   

          (Allan Percy).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário