Muitos são os professores que já compreenderam a importância de um ambiente alfabetizador. Todavia, há um certo equívoco em nossa prática alfabetizadora. O fato de trazer textos para a sala de aula, de pendurá-los na parede não garante e tampouco promove a alfabetização. Prova disto é que adultos não alfabetizados convivem com textos ao longo da vida e ainda assim não são capazes de ler. Porque isto acontece? Porque a visão de um texto, para quem não compreende o funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética, não passa de um amontoado de letras.
A presença de textos no campo visual do aprendiz é extremamente importante, mas precisa vir acompanhada de um trabalho sistemático de reflexão sobre a escrita, senão não passará de poluição visual.
Cabe ao professor alfabetizador garantir que os textos expostos sejam devidamente explorados, analisados e compreendidos. Assim, de fato, os textos exercerão o devido papel no processo de alfabetização.
Mônica Pinheiro
Gosto muito de suas postagens, descobri há algum tempo seu blog e comecei a segui-lo, sempre que posso e a internet deixa, eu dou uma passadinha aqui, pois sou um professora de creche(5 anos) e de uma turma de 2º ano e sempre temos que estar aprendendo um pouco mais para podermos desempenhar nosso trabalho de melhor forma.
ResponderExcluir!!!!beijokas!!!!
Marta
http://eucraftemuitomais.blogspot.com