segunda-feira, 6 de junho de 2011

A exposição aos textos não alfabetiza

Muitos são os professores que já compreenderam a importância de um ambiente alfabetizador. Todavia, há um certo equívoco em nossa prática alfabetizadora.  O fato de trazer textos para a sala de aula, de pendurá-los na parede não garante e tampouco promove a alfabetização.  Prova disto é que adultos não alfabetizados convivem com textos ao longo da vida e ainda assim não são capazes de ler. Porque isto acontece?  Porque a visão de um texto, para quem não compreende o funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética, não passa de um amontoado de letras.
A presença de textos  no campo visual do aprendiz é extremamente importante, mas precisa vir acompanhada de um trabalho sistemático de reflexão sobre a escrita, senão não passará de poluição visual.
Cabe ao professor alfabetizador garantir que os textos expostos sejam devidamente explorados, analisados e compreendidos.  Assim, de fato, os textos exercerão o devido papel no processo de alfabetização.
Mônica Pinheiro

Um comentário:

  1. Gosto muito de suas postagens, descobri há algum tempo seu blog e comecei a segui-lo, sempre que posso e a internet deixa, eu dou uma passadinha aqui, pois sou um professora de creche(5 anos) e de uma turma de 2º ano e sempre temos que estar aprendendo um pouco mais para podermos desempenhar nosso trabalho de melhor forma.

    !!!!beijokas!!!!

    Marta
    http://eucraftemuitomais.blogspot.com

    ResponderExcluir