segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Leitura e Escrita de Nomes Próprios



O nome próprio é um modelo estável de escrita. O trabalho com nomes informa as crianças sobre as letras, a quantidade, a posição e a ordem delas; permite o contato com diferentes sílabas e diferentes tamanhos de palavras, além de favorecer a aquisição da base alfabética.


Objetivo

. Registrar e reconhecer o próprio nome e dos/as colegas. Reconhecer o uso funcional do texto.


Desafios colocados aos alfabetizandos/as

. Tentar ler antes de saber ler convencionalmente.

. Estabelecer correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de corà escrita convencional.

. Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde.


Sugestões de atividades

. Jogos: bingo, dominó, caça-nomes, cruzadinha, quebra-cabeça, forca e lacunado com os nomes dos/as alfabetizandos/as.

. Montar nomes com alfabeto móvel.

. Caixa de palavra-texto (nomes dos alunos) para realização de leituras diárias.

. Lista dos nomes dos/as alfabetizandos/as, dos/as professores/as ou funcionários/as da escola.

. Classificar nomes dos/as alfabetizandos/as de acordo com: número de letra, de sílaba.

. Identificar letras do próprio nome em embalagens e rótulos.

. Criação de novos nomes a partir das primeiras sílabas de um e das últimas de outro, por exemplo:

ROBERTO – ROMÁRIO; PAULA – LARISSA.

. Procurar nomes escondidos dentro de outros nomes, por exemplo. LUCÉLIA = LU + CÉLIA; JULIANA = JULIA + ANA.

. Transformação de nomes: nomes femininos em masculinos ou vice-versa – ANGELA = ANGELO; nomes em seus diminuitivos ou aumentativos – PAULO = PAULINHO = PAULÃO;nomes em plural – CLARA = CLARAS.


Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC
Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico – CENAP

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