O ditado pelas crianças... como seria? Eu escriba?
(Sandra Bozza)
Quando as crianças ditam e você escreve há uma oportunidade especial para que MUITOS conteúdos de Língua Portuguesa sejam mediados com tranqüilidade. Para isso é preciso:
a) selecionar pequenos textos (ou versos, adivinhas de duas linhas) que eles saibam de cor;
b) organizar o ditado para que todos ditem em conjunto e em tom de voz bem audível;
c) vc escrever falando em voz alta e ajustando a FALA à ESCRITA;
d) ler, apontando, o que já escreveu e reorganizar a parte que ainda precisa ser ditada pelos alunos.
e) Para concluir, encaminhar a leitura com toda a turma, diversas vezes e até colocá-los em situação de leitura individual, se for o caso (se o desenvolvimento das cças permitir).
Esse tipo de encaminhamento sistematiza os seguintes conteúdos de Língua:
Função social da escrita (escreve-se para alguém ler, com determinada intenção)
Relação oralidade/escrita (a linguagem falada pode ser representada pela escrita)
Idéia de representação (há várias formas de se representar as idéias e os objetos, mas a escrita representa os sons da fala e não os bjetos/idéias que as palavras representam)
Escrita como sistema de representação (a linguagem escrita não se caracteriza apenas como a transcrição gráfica da fala, é articulada através de convenções específicas, símbolos que formam um complexo sistema)
Alfabeto como conjunto de símbolos próprios da escrita (com apenas 23 letras – além do K,Y,W - combinadas apropriadamente é possível escrever qualquer palavra)
Outros sinais da escrita: os diacríticos - acentuação, sinais gráficos e de pontuação (além das letras, o sistema de escrita utiliza outros símbolos para veicular idéias adequadamente)
Relação grafema/fonema (como se combinam letras e sons)
a) selecionar pequenos textos (ou versos, adivinhas de duas linhas) que eles saibam de cor;
b) organizar o ditado para que todos ditem em conjunto e em tom de voz bem audível;
c) vc escrever falando em voz alta e ajustando a FALA à ESCRITA;
d) ler, apontando, o que já escreveu e reorganizar a parte que ainda precisa ser ditada pelos alunos.
e) Para concluir, encaminhar a leitura com toda a turma, diversas vezes e até colocá-los em situação de leitura individual, se for o caso (se o desenvolvimento das cças permitir).
Esse tipo de encaminhamento sistematiza os seguintes conteúdos de Língua:
Função social da escrita (escreve-se para alguém ler, com determinada intenção)
Relação oralidade/escrita (a linguagem falada pode ser representada pela escrita)
Idéia de representação (há várias formas de se representar as idéias e os objetos, mas a escrita representa os sons da fala e não os bjetos/idéias que as palavras representam)
Escrita como sistema de representação (a linguagem escrita não se caracteriza apenas como a transcrição gráfica da fala, é articulada através de convenções específicas, símbolos que formam um complexo sistema)
Alfabeto como conjunto de símbolos próprios da escrita (com apenas 23 letras – além do K,Y,W - combinadas apropriadamente é possível escrever qualquer palavra)
Outros sinais da escrita: os diacríticos - acentuação, sinais gráficos e de pontuação (além das letras, o sistema de escrita utiliza outros símbolos para veicular idéias adequadamente)
Relação grafema/fonema (como se combinam letras e sons)
Direção da escrita (escreve-se, geralmente, da esquerda para a direita e de cima para baixo)
Espaçamento entre as palavras (as palavras escritas, contrariamente à oralidade, necessitam de um espaço entre si)
Unidade temática (todas as partes do texto estão relacionadas entre si e com uma unidade de sentido maior: a intenção, o tema, o assunto)
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