terça-feira, 30 de março de 2010

Uma delícia este poema de Sergio Caparelli!
As crianças vão adorar memorizar seus versos e inventar novas rimas.

Esquisitices

Eu hoje acordei
Muito esquisito.

Já comi o pé da mesa
E bebi café com mosquito,

Fui à praia e no mar,
Pesquei um peixe frito.

Eu hoje acordei
Muito esquisito.

Dei bom-dia pra cavalo
E relinchei pro cabrito,

Me pendurei no varal:
Logo que estiver seco, grito!

Eu hoje acordei
Muito esquisito.

Cuspi fogo na toalha
E engoli um periquito

Eu tô que tô: eu, hoje,
Muito esquisito!

Sérgio Caparelli:

sexta-feira, 26 de março de 2010

Jogo das profissões em sílabas

Este jogo de autoria de Ivana Kaiper oportuniza ao aluno pensar na organização das sílabas na formação das palavras em questão.
No início pode ser jogado com as cartas voltadas para cima.  O aluno recolhe todas as cartas com o mesmo personagem e organiza as silabas de modo que se possa ler o nome da profissão, assim as crianças se familiarizam com a quantidade de cartas e as sílabas que compõem cada palavra.
Vencido o primeiro desafio as cartas podem ser viradas para baixo como no jogo de memória tradicional.

A teoria na prática...

Fotos que revelam as práticas da cursista Rita de Cassia.
Exposição de textos

Um cantinho especial para estimular a leitura

sexta-feira, 19 de março de 2010

Dominó da Culinária

Este dominó é muito interessante e envolve leitura e compreensão.
Podemos utilizar, ainda, a lista de palavras que ele nos fornece e promover outras atividades de alfabetização como: Bingo, forca, montagem de palavras com alfabeto móvel e etc.

Jogo de cartas sobre cultura Africana

Encontrei este jogo de cartas que testa conhcimentos sobre a cultura africana. Infelismente não encontrei as regras, mas sei que professor é sempre muito criativo.  

terça-feira, 16 de março de 2010

Importância do Alfabeto


Explorar o alfabeto é ir além de afixá-lo nas paredes


Nas classes de educação infantil e alfabetização acontecem os primeiros contatos das crianças com as letras.
Com isso, a visualização das mesmas é de fundamental importância para que os pequenos sintam-se seguros ao reproduzi-las para o papel, afinal ainda não aprenderam como é a grafia correta das 26 letras do nosso alfabeto.
Ao imaginar uma palavra a ser escrita, as crianças conseguem montá-la, copiando o traçado correto das letras.
O alfabeto afixado na sala é de grande importância no mundo da escrita, pois dá maior segurança para quem está aprendendo seus primeiros traçados. Se a criança não lembra pra que lado fica a perninha do “P”, basta consultá-lo que sua dúvida se esclarecerá.
A oportunidade de visualizar o alfabeto se constitui também em autonomia, pois a criança deixa de depender do professor ou dos colegas, conseguindo elucidar sozinha a sua imprecisão, tornando-se mais segura, sentindo-se capaz.
Porém, não basta que o alfabeto esteja afixado na parede, é preciso incentivar os alunos a usá-lo, e propondo atividades que despertem para a fixação dos símbolos das letras.
Algumas atividades ajudam no processo de construção desse conhecimento, como as listagens, leitura de textos simples como parlendas e trava-línguas, agendas telefônicas, etc.
O professor deve manter um cronograma com essas atividades, para que as mesmas estejam sempre presentes no cotidiano da sala de aula. É bom lembrar que as mesmas são classificadas como atividades de fixação, ótimas para se decorar as letras, a ordem do alfabeto e a utilizar cada uma de forma correta.
Nas classes de alfabetização podem ser montados alfabetos pelas próprias crianças, a partir de recortes de jornais e revistas. Essa atividade pode ser feita em pequenos grupos (no máximo 4 crianças) onde pesquisam letras em tamanho grande, recortam e fazem a colagem das mesmas no papel craft ou cartolina, na ordem correta.
Essa atividade impulsiona a curiosidade, a capacidade de percepção visual, a troca de experiências, o esclarecimento das dúvidas, enfim, um ensina o outro, trabalham em conjunto, de forma integrada, para chegar a um objetivo – a montagem do alfabeto.
Dependendo do tamanho da turma, o número de cartazes será acima de cinco. Não pense que a sala ficará repetitiva, mas pelo contrário, afixados em pontos estratégicos, os mesmos poderão ser visualizados por todos, facilitando as consultas. Além disso, os cartazes terão uma representação funcional mais adequada para as crianças, pois foram feitos por elas, ou seja, existe uma vinculação positiva com os mesmos, contrário ao alfabeto grandão, colado acima do quadro.
No caso das listagens, são utilizadas nos lugares dos antigos ditados. “Faça uma lista com seis nomes de animais selvagens”. Depois da listagem cada criança lê os animais escolhidos e o professor pode acompanhar de perto essa leitura, apontando para os erros que apareceram. Mas lembre-se, deixe que a criança faça a sua correção, e nada de riscos ou canetas vermelhas grifando os mesmos.
É importante fazer esse acompanhamento, pois é uma forma de verificar as palavras que foram escritas de forma diferente (os erros). O professor deve anotar todas essas palavras e depois escrevê-las no quadro, a fim de que os alunos revejam suas escritas e façam as correções.
Com isso, as aulas de alfabetização ficam motivadas, as crianças não se sentem pressionadas pela obrigação de aprender a ler e escrever, mas o processo vai acontecendo de forma gradual, suave, sem impor regras e formas corretas a serem seguidas.
E à medida que forem dominando o alfabeto, as letras devem aparecer de outras formas, como de forma minúscula, manuscrita maiúscula e manuscrita minúscula.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Bingo do Alfabeto

Esta é mais uma possibilidade de promover a fixação dos nomes das letras do alfabeto. Nesta proposta o professor pode sortear e cantar as letras mostrando-as ao grupo ou não, dependendo do nível de conhecimento e do grau de desafio desejado.


quinta-feira, 11 de março de 2010

Gerador de Glitters


POR MAIS DE 10.000 ACESSOS.

domingo, 7 de março de 2010

Minha sincera homenagem

Minha sincera homenagem a todas as mulheres que com a simplicidade de uma pomba e a determinação de uma leoa têm marcado positivamente a vida de tantos quantos passam por suas vidas.

Minha sincera homenagem a quem sendo mulher se fez mãe e empenhou sua vida por amor aqueles a quem gerou.

Minha sincera homenagem a quem sendo mulher se fez professora e ampliou as possibilidades de se tornar bênção na vida de centenas de pessoas.

Minha sincera homenagem a quem sendo mulher, mãe, professora, esposa, amiga, enfim, sabe desempenhar com sabedoria todos os papéis que a vida lhe permite viver.

A todas nós, parabéns!

Mônica Pinheiro

Homenagem às mulheres

Mulherão

Peça para um homem descrever um mulherão.

Ele imediatamente vai falar no tamanho dos seios, na medida da cintura, nas pernas, bumbum

Vão dizer que tem que ser loira, 1,80 m, siliconada.

Agora, pergunte para uma mulher o que ela considera um mulherão e você vai descobrir que tem uma em cada esquina...

Mulherão é aquela que pega dois ônibus para ir ao trabalho e mais dois para voltar e, quando chega em casa, encontra um tanque lotado de roupa e uma família morta de fome.

Mulherão é aquela que vai de madrugada para a fila garantir matrícula na escola e aquela aposentada que passa horas em pé na fila do banco para buscar uma pensão de R$ 100,00.

Mulherão é a empresária que administra dezenas de funcionários de segunda a sexta e uma família todos os dias da semana.

Mulherão é quem volta do supermercado segurando várias sacolas depois de ter pesquisado preços e feito malabarismo com o orçamento.

Mulherão é aquela que se depila, que passa cremes, que se maquia, que faz dietas, que malha, que usa salto alto, meia-calça, ajeita o cabelo e se perfuma, mesmo sem nenhum convite para ser capa de revista.

Mulherão é quem leva os filhos na escola, busca os filhos na escola, leva os filhos na natação, busca os filhos na natação, leva os filhos para a cama, conta histórias, dá um beijo e apaga a luz.

Mulherão é aquela mãe de adolescente que não dorme enquanto ele não chega. é quem, de manhã bem cedo, já está de pé, esquentando o leite.

Mulherão é quem leciona em troca de um salário mínimo, é quem faz serviços voluntários, é quem colhe uva, é quem opera pacientes, é quem lava a roupa para fora, é quem bota a mesa, cozinha o feijão e, à tarde, trabalha atrás de balcão.

Mulherão é quem cria os filhos sozinha, é quem dá expediente de 8 horas e enfrenta menopausa, TPM e menstruação.

Mulherão é quem arruma os armários, coloca flores nos vasos, fecha a cortina para o sol não desbotar os móveis, mantém a geladeira cheia e os cinzeiros vazios.

Mulherão é quem sabe onde cada coisa está, o que cada filho sente e qual o melhor remédio para azia.

Julianas, Luizas, Sheilas ...

Mulheres nota 10 no quesito lindas de morrer, mas mulherão é quem mata um leão por dia!