segunda-feira, 28 de março de 2011

História de vida

Assisti a este vídeo em uma formação que acompanhei na E.M. Ondina Couto em Mesquita.  Vale a pena assistir e refletir sobre o papel do educador na quebra de uma herança fundamentada na não valorização da educação como meio de transformação da realidade social.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Atividades com livros de Literatura

Encontrei no site da Brinque-Book sugestões para o professor trabalhar com diversos livros de literatura. Vale a pena conferir!

Quem não conhece a história da Galinha Ruiva, que queria fazer um pão e convocou os companheiros para ajudá-la? Junto a outros clássicos universais da literatura infantil, esta pode ser considerada uma das mais populares entre as crianças, há várias gerações. 

Mas os tempos mudam e com ele alguns valores. Será que a rígida lição de moral contida no final desta fábula pode ser aplicada nos dias de hoje? Essa é a questão proposta (e resolvida) pelo livro “A Galinha Xadrez”. 

Propostas de atividades: 

- Ler o livro somente até a página 17, estimulando a criança a criar outro desfecho para a história. 

- Dividir a classe em dois grupos e comparar as duas versões da história: “A Galinha Xadrez” e “A Galinha Ruiva”. 

- Trabalhar as rimas incentivando a criatividade do aluno, que fará seu próprio texto rimado. 

- Fazer uma receita de bolo com a ajuda e cooperação de todos. 

- Explorar o lado moral da história, mostrando atitudes de amizade, de respeito, de apoio etc. 

- Dramatizar com a classe a história do livro.

terça-feira, 1 de março de 2011

O que é preciso saber de gramática

Saber o que é substantivo, adjetivo, verbo, artigo, preposição, sujeito ou predicado não garante a ninguém a aptidão para produzir bons textos. Claro, é necessário conhecer as funções sintáticas e morfológicas das palavras, mas tal ensino deve ser feito a partir da produção de texto dos alunos. O importante é que o estudo gramatical se dê com o objetivo de melhorar a produção escrita dos alunos e dentro da capacidade deles.
Um exemplo: nas séries iniciais é necessário saber o que é “proparoxítona”, na medida em que os alunos, junto com o professor, devem analisar e estabelecer regularidades na acentuação de palavras. Eles chegam à regra de
que serão sempre acentuadas as palavras em que a sílaba tônica for a antepenúltima. Em todas as situações em que o aluno estiver trabalhando com textos, ele está necessariamente aprendendo gramática.

Fonte:  Edição Especial de Nova escola - PCN de 1ª a 4ªsérie, p.16